A Justificativa do TCC


reflexão-dúvida

A justificativa é um dos elementos textuais do seu projeto, é o momento em que você irá dar credibilidade à sua proposta. Tem por objetivo responder à razão pela qual você escolheu a sua temática como defesa. 

Deve ser genérica, mas não superficial, já que precisa explicar de maneira prática e resumida, os motivos pelos quais sua pesquisa contém relevância acadêmica suficiente para merecer aprofundamento científico. 

Entretanto, observe que:

A justificativa difere da revisão da bibliografia e, por este motivo, não apresenta citações de outros autores. Difere, também, da teoria de base, que vai servir de elemento unificador entre o concreto da pesquisa e o conhecimento teórico da ciência na qual se insere. (LAKATOS e MARCONI, 2003, p. 219).

Neste tópico, você deverá utilizar toda a sua capacidade argumentativa para convencer o leitor – e a banca – de que seu projeto vale a pena, e para isso, você vai precisar estar atento a alguns requisitos.

pensamento-reflexão
Será necessário indicar os dados teóricos que explicitam a sua temática, qual a sua importância de modo geral e em relação ao meio ao qual você concentrou seus estudos, além de sugerir variáveis que sirvam de contribuição para a melhoria da sociedade como um todo, ressaltando a relevância do tema tanto em relação às suas conjunturas teóricas quanto práticas.

A justificativa precisa destacar também a sua motivação pessoal na escolha do tema. Deste modo, esteja atento ao fato de que: "Trata-se de uma visão retrospectiva do conhecimento do pesquisador que o motiva a estudar com mais profundidade".  (BOAVENTURA, 2004, p. 63).
Embora não seja uma regra metodológica, sugiro que você não exceda a sua justificativa em mais do que quatro parágrafos.

Para mais esclarecimentos sobre este tópico, sugiro o vídeo abaixo: 



Referências:

BOAVENTURA, Edivaldo M. Metodologia da pesquisa: monografia, dissertação, tese. São Paulo: Atlas, 2004.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. - São Paulo : Atlas 2003.


Comentários