Seu TCC - Passo a Passo

Google Imagens.

O Trabalho de Conclusão de Curso pode ser de grande auxilio para o seu desenvolvimento intelectual.  Tudo vai depender da forma como você o encare e de como se organize em prol de sua confecção. Durante este período, sugiro que você colha o máximo de informações que puder, converse com outros acadêmicos e professores que admire.

Aproveite esta fase para aprender. É possível encontrar na internet muitas dicas sobre como escrever um bom TCC. Tudo é válido e pode ser de grande valor, especialmente para aqueles que estão desenvolvendo a sua primeira pesquisa científica.

Quanto mais seguro você estiver do que está fazendo, mais fácil será escrever o seu projeto. As dicas que eu listei a seguir são bem pessoais, não fazem parte de um roteiro pré-determinado por outrem.
Espero que te ajude!


1 - DEFININDO A TEMÁTICA DA PESQUISA
Escolha uma temática que você goste. Você terá que desenvolver uma pesquisa extensa. De nada valerá um tema atual e de interesse geral, se você não tiver afinidade o suficiente com ele. Quanto mais você gostar do que estuda, melhor será o seu trabalho e menos doloroso será o processo. Para mim, o peso do TCC se encontra na má escolha do objeto de estudo, muitas vezes definido pelo orientador, malgrado a resistência e inabilidade do acadêmico com esta imposição.
Neste sentido, aja com autonomia e defenda seu tema e a responsabilidade para desenvolver um trabalho de qualidade. O orientador é seu parceiro, seu braço direito nesta jornada, mas, ele não poderá trilhá-la por você.
Entretanto, seja coerente e considere com respeito a sua opinião. Escute-o.


2- MONTANDO O ESQUELETO
Definida a temática, monte um esqueleto. Estruture as bases elementares do seu projeto de pesquisa, as quais servirão de diretriz para aquilo que você pretende discursar. Você pode montar um esquema de perguntas e respostas, facilitando a visualização da estrutura geral do texto a ser construído e dos assuntos a serem pesquisados.
Por exemplo: sobre o que você quer falar? Por que razão? Que importância este tema teve em sua vida acadêmica? O que nele mais lhe chama a atenção? É possível trabalhá-lo num projeto de cunho cientifico? Existe material de pesquisa suficiente? Quais os objetivos da sua escolha?
Estas são apenas sugestões. Crie você mesmo a sua lista de perguntas e, a depender das respostas, você poderá se decidir com mais segurança e visualizar com maior clareza a possibilidade de nascimento - ou morte - do seu projeto de pesquisa.
Uma vez definido o objeto de estudos, você perceberá que este jogo de perguntas e respostas vão lhe fornecer as diretrizes elementares de um roteiro contendo: Resumo; Objetivos Gerais e Específicos; Justificativa e Hipóteses.
O próximo passo é iniciar a pesquisa.


3-ORGANIZANDO MATERIAL DE PESQUISA
Esta é uma das partes mais importantes na elaboração do seu projeto. Aqui, você irá selecionar o conteúdo literário que fará parte da estruturação textual do seu TCC. Identifique autores que demonstrem afinidade com a ideia a que você se propôs a defender, bem como aqueles que pensam de forma bem diversa.
Crie tópicos dos assuntos que você julga elementares para sua abordagem. Catalogue o material que lhe despertar interesse. Faça fichamentos e resumos. Isso vai te ajudar a poupar tempo durante o período de contextualização.


4- INICIANDO A ESCRITA
Definidos os elementos basilares do seu TCC e tendo estudado mais a fundo o seu objeto de pesquisa, é hora de começar a escrever.
Um bom texto é aquele que consegue ser coeso e coerente. Como você já elaborou no passo anterior os fichamentos e os resumos dos principais autores que encabeçarão seu projeto, agora você só precisa adequá-los aos contextos específicos do seu trabalho, cuidando para referenciá-los devidamente.
Não copie e cole textos, faça este favor a si mesmo e àqueles que estudaram durante anos para elaborar os conteúdos que viabilizaram os seus estudos até aqui. Cuidado com o plagio.
Isto não significa que você não possa desenvolver ideias próprias. Mas, infelizmente, poucas são as instituições que admitem que você desenvolva um parágrafo que seja com bases na sua própria interpretação dos fatos, por mais que você tenha se aprofundado em seus estudos.
Para não perder tempo, referencie todas as suas ideias e, se tiver dúvidas, prefira consultar seu orientador a arriscar.


5- SEGURANDO A PRESSÃO SEM ESTOURAR

A grande dificuldade em escrever um TCC é o tempo que você vai precisar investir em sua confecção. Aliar trabalho, estudos, vida familiar e longas pesquisas pode ser muito complicado. Durante o processo de elaboração do seu trabalho, as críticas do seu orientador podem desmotivar bastante, já que você pode ter que refazer alguns tópicos mais de uma vez, até que ele se adeque aos parâmetros exigidos em um trabalho cientifico. Por mais trabalhoso e cansativo que seja, isso é de extrema importância para o seu desenvolvimento intelectual. Siga alegremente todas as instruções do seu orientador. Se você conseguir aguentar bem as tensões - especialmente as geradas pelas críticas e pelo retrabalho - de maneira positiva, terá a oportunidade de criar algo de que realmente se orgulhe no final. Segure firme!


6- APLICANDO A ABNT
Estude as regras ABNT. Baixe o Manual do estilo Acadêmico da sua universidade. Ele será o seu fiel amigo ao longo deste último período de curso.
Uma das coisas que mais me chamam a atenção nas instituições de ensino é que as normas ABNT são, muitas vezes, mais valorizadas que o próprio conteúdo literário da pesquisa. Portanto, tenha em mente a necessidade de aplicar corretamente as regras ao longo do seu discurso. Muito pouco de você estará presente no trabalho, exceto as ideias que estarão brevemente contidas na introdução e na conclusão do seu TCC.
A maior parte dos seus estudos são, na verdade, um compilado de ideias de terceiros. Se você for esperto e fizer bons resumos e bons fichamentos, como detalhado acima, irá garantir o exito de realizar um bom trabalho de pesquisa cientifica.
Esta é a melhor dica que eu posso lhe dar.

Para dicas mais técnicas, recomendo os vídeos:





Comentários