Normas ABNT para TCC - Artigo Cientifico

caneta-papel

Assim como a monografia, o Artigo Científico é oferecido pelas universidades como opção para o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.

Por ter uma estrutura metodológica um pouco mais compacta que a monografia, o artigo acaba servindo de escolha para muitos graduandos, embora sejam mais usuais nos cursos de especialização.

Podem ser categorizados como:
  • Artigo de revisão: síntese analítica de informações já publicadas anteriormente no meio acadêmico;
  • Artigo científico: constituem propostas de discussões nas mais diversas áreas do saber;
  • Artigo original ou divulgação: configuram abordagens inéditas ou originais, podendo ser extraídas de comunicações, estudos de casos ou notas prévias.

A formatação do texto deve vir em fonte Arial ou Times New Roman, fonte 12, espaço entre linhas 1,5 - coisa quase impossível de se fazer num blog. 

Os artigos científicos estão sujeitos às normas ABNT ‐ NBR 6022 (2003), que determinam os dados elementares para sua elaboração, conforme poderemos observar a seguir:







COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO
                                                       
                                                                      Manuela Magalhães *





RESUMO

Este blog tem por objetivo oferecer dicas sobre trabalhos de conclusão de curso, auxiliando graduandos das mais diversas áreas do conhecimento. Nesta postagem, trataremos acerca da elaboração de artigos científicos baseados nas normas NBR 6022, do ano de 2003.

Palavras-chave: TCC Salvador; Artigo científico. NBR 6022.













Elementos pré-textuais:

Título e subtítulo (caso haja) devem constar na página de abertura e deve estar centralizado. 

O(s) Autor(es) deve ter seu nome acompanhado de um breve currículo, além do seu endereço postal e de e-mail, que devem vir após a indicação em asterisco (*), em nota de rodapé.

No Resumo, você vai precisar apresentar uma síntese do seu artigo de forma clara e concisa, não devendo ultrapassar o montante de 250 palavras. 

As palavras‐chave designam os vocábulos e/ou termos extraídos do texto e devem ser capazes de orientar outros pesquisadores acerca do assunto sobre o qual você se propôs a abordar. Servem para facilitar os mecanismos de busca.




2. Elementos Textuais


       2.1 Introdução
Deve apresentar os objetivos e a finalidade do seu trabalho, com o intuito de que o leitor possa ter uma visão geral do tema abordado.  Aqui, devem ser informados os objetos e perspectivas do seu estudo, bem como, as razões pelas quais o levaram a escolher esta temática. Na introdução, você deverá informar resumidamente, a problemática da pesquisa, os seus objetivos, a metodologia escolhida e uma breve analise dos resultados encontrados.


       2.2 Desenvolvimento
O Desenvolvimento concentra a parte mais densa do artigo cientifico, devendo expressar de maneira detalhada a fundamentação teórica da sua pesquisa, a metodologia aplicada, além da analise dos resultados e discussão. Segue as determinações da NBR 6024, 2003, e deve ser dividido em seções e subseções.  


       2. 3.Considerações Finais
As Considerações Finais ou Conclusões devem ser curtas, respondendo às questões propostas no que refere aos objetivos e às hipóteses previamente determinadas na sua pesquisa.







Por fim, temos os Elementos pós-textuais, que devem considerar:



         
           3. Elementos Pós Textuais


   3.1 Títulos, e subtítulo (se houver) em língua estrangeira;


    3.2 Versão do Resumo em língua estrangeira  


     3.3 Palavras-chave em língua estrangeira;


  3.4 Notas explicativas: a numeração deverá vir em algarismos arábicos;


    3.5 Referências: são um elemento obrigatório e devem seguir as especificações da ABNT segundo a NBR 6023 (2002);


   3.6 Glossário: é um elemento opcional e deve ser elaborado em ordem alfabética;


   3.7 Apêndices: também opcional, e devem seguir as normas expressas pela NBR 14724, 2002;


     3.8 Anexos: elemento opcional, expresso pela NBR 14724, 2002 .





Para quem quiser ouvir estas explicações mais detalhadamente, deixo como sugestão os vídeos abaixo:







Referencias: 
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023. Informação e documentação, referências, elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 14724. Informação e documentação, referências, elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6022. Informação e documentação, referências, elaboração. Rio de Janeiro, 2003.

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6024. Informação e documentação, referências, elaboração. Rio de Janeiro, 2003.






Comentários