Vias de Regra - ABNT


O que são? 
Por definição, pode-se determinar a norma como um conjunto pré-determinado de regras que possibilitam a padronização de um dado objeto. Segundo especificação disponível no site oficial da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, trata-se de um documento organizado mediante "consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece regras, diretrizes ou características mínimas para atividades ou para seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto”. 

Em outras palavras, dentro do universo acadêmico, a ABNT é o órgão responsável pela normatização técnica a ser aplicada nos projetos de pesquisa, artigos e monografias de todo o país, determinando desde o tipo de fonte do texto a ser utilizado à forma como os autores pesquisados deverão
ser referenciados.




Para que servem?
No caso de um trabalho acadêmico, as normas servem para fornecer o ordenamento cientifico de uma produção textual, através do uso de uma metodologia específica e orientada.

As regras possuem grande relevância em um trabalho de pesquisa, tornando-o uniforme e facilmente compreensível a estudiosos e pesquisadores de todo o mundo.

Embora não haja obrigatoriedade legal em sua aplicação, o uso da norma ABNT serve para auferir legitimidade a um trabalho escrito, já que o regimenta mediante um órgão reconhecido em todo o território nacional.



Como aplicar?
A aplicação da ABNT requer um estudo acurado do acadêmico, tendo em vista que, além do conhecimento de suas vias gerais, as quais são determinadas por este órgão regulador, também é necessário o domínio das regras especificas de sua instituição de ensino, geralmente disponíveis no Manual de estilo Acadêmico.

Desse modo, as normas deverão ser aplicadas seguindo uma série de variáveis previamente estabelecidas, e servirão de material de apoio para o estudante do início ao fim de seu projeto de pesquisa. 

A seguir, observaremos algumas das regras ABNT vigentes. A saber:


Os Elementos pré-textuais devem conter:

  • Capa
  • Folha de rosto
  • Sumário

Os Elementos Textuais são divididos em:

  • Introdução
  • Desenvolvimento – Capítulos e Subcapítulos
  • Conclusões ou Considerações finais

Os Elementos pós-textuais são caracterizados por:

  • Referências
  • Anexos/apêndices (opcional)


As margens da folha devem seguir as seguintes especificações:

  • Superior e esquerda: 3,0 cm
  • Inferior e direita: 2,0 cm


A formatação do texto deverá seguir as seguintes regras:


 Deve vir em cor preta - exceto ilustrações;
 Fonte preferencial: Arial ou Times New Roman;
 A fonte do texto deve vir em tamanho 12
• A fonte para as citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e tabelas deve ser preferencialmente em tamanho 10;
  Para expressões estrangeiras, utilize Itálico ;
  Para o alinhamento, utilizar o modo Justificado;
  O espaçamento entrelinhas é de 1,5 para o texto;
  Para as citações diretas longas, utilizar o espaçamento simples (1,0);
   Para início de parágrafo, utilizar recuo de 1,25 cm.


Paginação:

A Numeração deve ser inserida no campo superior direito da folha, a partir da introdução (conta-se o número a partir da folha de rosto)
  • Deve aparecer a partir dos elementos “textuais”, ou seja, da introdução até o final do trabalho.
  • As páginas pré-textuais são contadas, mas não numeradas.
  • A posição da paginação deve ser à 2 cm da borda superior da folha.

Se ainda restar dúvidas, assista:






Referencias:

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 14.724. Informação e documentação, trabalhos acadêmicos, apresentação. Rio de Janeiro, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Normalização.  Disponível em: <http://www.abnt.org.br/normalizacao/o-que-e/o-que-e>. Acesso em 21 de agosto de 2016.

SANTOS, Gildenir Carolino et al. Percurso Científico: guia prático para elaboração da normalização científica e orientação metodológica. Campinas/SP: Arte Escrita, 2012.

Comentários