Apresentar TCC com PowerPoint

apresentação-tcc

Atualmente, softwares como o Word, Excel e o PowerPoint são utilizados densamente dentro e fora das universidades. Entretanto, durante a vida universitária os constantes seminários, palestras, congressos e demais atividades acadêmicas tornam o domínio destas ferramentas imprescindíveis.

O PowerPoint é um instrumento que serve para facilitar a comunicação de um determinado conteúdo, possibilitando ao palestrante ilustrar o que pretende ser exposto de uma maneira simples e eficaz. Em se tratando de trabalhos acadêmicos e de conclusão de curso este software é, portanto, um precioso aliado.

O mais importante aqui é observar a forma que você irá utilizar esta ferramenta a seu favor, seguindo algumas regras elementares. É preciso salientar que não há uma formatação ABNT específica para uma apresentação de PowerPoint em trabalhos científicos. Atente apenas para a fonte, que deve ser preferencialmente Arial ou Times New Roman.

O slide de abertura deve conter suas informações pessoais e o título do seu trabalho. O slide de fechamento deve acompanhar um cordial agradecimento àqueles que investiram o seu tempo assistindo a sua apresentação.

pensamento-reflexão
Conforme sugeri anteriormente em “Apresentando-se Para Banca”, divida a sua apresentação em tópicos, que podem ser delimitados a partir do seu sumário, devendo ser adequados para compor um texto coerente. Assim, tópicos designando a introdução, a metodologia, o desenvolvimento e as conclusões servem como base elementar para elencar o seu roteiro. 

O trabalho maior está na forma que você irá comunicar as informações que planejou inserir nos seus slides. Lembre-se que eles devem servir como um auxiliar para sua apresentação, não eximindo sua responsabilidade de dominar verbalmente o conteúdo a ser expressado. Portanto, não estenda os textos. 

É importante utilizar imagens em seus slides. Dê preferência às disponibilizadas em bancos de imagens de domínio público. Caso isso não seja possível, lembre-se de referenciá-las, designando a fonte de onde você as retirou. Dados como gráficos, quadros, fotografias etc., que não tenham sido feitos por você, devem ser referenciados ou configuram plágio!

Abaixo, destaco duas excelentes vídeo aulas, que explicam e ilustram na prática a melhor forma de utilizar o PowerPoint a seu favor, ensinando e dando dicas bem interessantes de como formatar e dinamizar os seus slides, otimizando sua apresentação. Boa sorte!



Comentários