TCC - Monografia - Normas ABNT


Assim como o artigo possui uma estrutura metodológica específica, a monografia também se distingue em alguns dos seus elementos estruturais.

Observaremos que a estrutura interna do Trabalho Acadêmico se divide em três partes: elementos Pré-Textuais, elementos Textuais e elementos Pós-Textuais, contendo, cada uma, elementos específicos, conforme a imagem abaixo:

Fonte: ABNT 2011.

Elementos Pré-textuais

Conforme a imagem acima, aqui você deverá desenvolver alguns itens obrigatórios, ao passo que outros serão opcionais. A obrigatoriedade ou não destes elementos dependerá do seu curso, do seu orientador ou do Manual de Estilo Acadêmico da sua IES (Instituição de Ensino Superior). A estrutura metodológica do seu TCC também irá influir na inserção destes elementos. Em caso de dúvida, consulte sempre seu orientador.

Elementos Textuais

Compõem o conteúdo pesquisado a ser desenvolvido em forma de texto e divide-se em três partes obrigatórias, além de outros itens opcionais. Obrigatoriamente, sua monografia deverá conter:

  • Introdução
Componente inicial do texto, necessária para introduzir o leitor acerca da sua proposta de pesquisa, onde deverá constar a delimitação descritiva da temática abordada e dos objetivos.
  •  Desenvolvimento ou Referencial Teórico
A contextualização da sua pesquisa científica. Ela deverá ser dividida em tópicos que partem de uma abordagem mais ampla para uma cada vez mais especifica. A monografia parte de um contexto mais amplo, devendo ser delimitada a um determinado objeto, foco da sua pesquisa. É no desenvolvimento que você irá aplicar esta teoria com mais propriedade.
  • Conclusão
O momento final do seu texto, onde deverão constar as considerações finais acerca da sua temática de pesquisa, determinando se as hipóteses e os objetivos a que você se propôs a analisar foram alcançados ou não, analisando os resultados e conclusões a que chegou.


Elementos Pós-textuais

Como o nome infere, os elementos pós textuais consistem na última etapa da sua pesquisa. Neste tópico, são itens opcionais o Glossário, o Apêndice, os Anexos e o Índice.

A Referência Bibliográfica é o elemento obrigatório, e onde reside maior parte da dificuldade dos graduandos, já que existe uma série de normas e regras específicas para sua formatação. Neste caso, independentemente do Manual de Estilo Acadêmico de sua universidade, a formatação que prevalece é a ABNT, que poderá vir em ordem alfabética, em caso do sistema utilizado for o Autor-Data, ou na ordem em que surge no texto, quando o sistema Numérico tiver sido o adotado em sua formatação.

Uma Dica Para você Poupar Tempo Com a Formatação:

Sempre que você precisar usar Referências Bibliográficas em sua pesquisa, lembre-se: as Referências de Legislação correspondem às de Jurisprudência, assim como as de Livros e Trabalhos Acadêmicos também possuem formatação semelhantes. O mesmo ocorre com as Referências de Revistas, Jornais, Boletins e Artigos da Internet, que possuem normas de formatação similares.

Para maiores informações acerca de cada um dos itens que compõem o Trabalho Acadêmico, seja ele um elemento obrigatório ou opcional, eu sugiro que você consulte direto da fonte ABNT (clique aqui), responsável pela descrição das normas NBR 14724, de 2011.



Referências:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023. Rio de Janeiro, 2003.
_______. NBR 15287. Rio de Janeiro, 2005.
_______. NBR 14724. Rio de Janeiro, 2011.






Comentários