Resumo, segundo as Normas ABNT.





O Resumo é um elemento pré-textual, normatizado pela NBR6028 / 2003. Compõe o texto introdutório que deverá apresentar ao leitor uma síntese da ideia que você intenciona expressar em sua pesquisa.

Este é o último elemento a ser escrito, porque nele deve conter uma parte da introdução do seu trabalho – questão problema; objetivos direto e indireto; justificativa e metodologia de pesquisa – e outra parte que será extraída das suas considerações finais – a síntese dos principais resultados levantados ao longo do seu estudo.

Deste modo, a NBR 6028:2003 determina que:  
“A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original”. (ABNT, 2011, p. 2). 
Deve ser escrito em apenas um parágrafo, e conter entre 150 a 500 palavras. 

Segundo a ABNT NBR 14724:2011, o Resumo deve ser entendido como uma:

“Apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho.” (ABNT, 2011, p. 4).

Observe que não se trata de uma cópia dos trechos que deverão ser incorporados no resumo do seu Tcc, mas uma síntese da ideia global expressa por esses elementos.
Vem acompanhado das palavras-chave, que deverão ser separadas por ponto.

Já o resumo em língua estrangeira (ABSTRACT) além das palavras-chave (Keywords)  também em língua estrangeira, não passa de uma versão do referido resumo convertido em outro idioma, com a finalidade de divulgação internacional. (ABNT, 2011, p. 3).


FIQUE ATENTO:

O Resumo não deve conter citações bibliográficas!

Consulte sempre o Manual do Estilo Acadêmico da sua universidade.



Se você quiser um pouco mais de informações, eu sugiro os vídeos abaixo:








REFERÊNCIAS

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR. 6028. Informação e documentação – Resumo – Apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR. 14724. Informação e documentação –Trabalhos Acadêmicos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2011.

Comentários