Introdução do TCC


Alguns autores acreditam que ela deve ser feita no início do projeto, enquanto outros determinam que ela deve ser escrita ao final, já que o estudante irá tomando conhecimento dos elementos de sua pesquisa a medida em que ela vai se desenvolvendo. Eu deixo a seu critério.

Os aspectos realmente importantes a se concentrar numa boa introdução, é conseguir abordar em dez parágrafos, no máximo, os principais elementos contidos no seu TCC, como por exemplo, a delimitação do tema, a questão problema, os objetivos geral e específicos levantados e a metodologia a ser utilizada.


Numa síntese bem genérica, podemos estruturar a introdução de um tcc da seguinte forma:

Nos 1º e 2º parágrafo: Deixe claro a delimitação do seu tema, ou seja, apresente o tema dentro do contexto que você escolheu direcionar sua pesquisa de forma clara, sucinta e objetiva.

No 3º parágrafo: Através da delimitação do seu tema, determine a questão problema que o motivou a esta investigação, e se quiser levante um questionamento dirigido a sua problemática, reforçando o seu objeto de pesquisa, concentrando-se em não se estender demais em suas considerações.

No 4º parágrafo: Você irá levantar as hipóteses do seu TCC, em outras palavras, você apresentará possíveis respostas ao seu problema de pesquisa.

No 5º parágrafo: Apresente resumidamente os objetivos geral e específicos.

No 6º parágrafo: Justifique-se, determinando ao leitor a relevância da temática enfatizada em seus estudos dentro do universo científico/ acadêmico e em benefício da sociedade em geral.

No 7º parágrafo: Em poucas palavras, você descreverá a metodologia a ser utilizada em sua pesquisa, determinado os procedimentos e abordagens adotadas.

No 8º parágrafo: Caso o seu trabalho esteja dividido em capítulos, relate de maneira concisa a estruturação destes. Determine objetivamente as intenções de sua pesquisa.








FIQUE ATENTO:
  • Todos os parágrafos descritos acima podem ser estendidos para mais de um, a depender da sua abordagem;

  • Mantenha o foco de sua pesquisa, não se alongue mais do que o necessário. Uma introdução muito extensa pode te comprometer diante da banca, abrindo margem para questionamentos sobre conteúdos que foram introduzidos, mas que não foram abordados ao longo do seu trabalho;

  • Algumas instituições não exigem todos os elementos descritos acima. Consulte sempre o Manual do Estilo Acadêmico da sua universidade e, se ainda houver duvida, consulte seu orientador.

  • A introdução não deve conter tópicos;

  • Alguns parágrafos podem ser de autoria própria, mas o texto deve ser preferencialmente referenciado, apresentando argumentos dos autores selecionados para enquadrar o referencial teórico da sua pesquisa.

Se você precisa de um reforço extra, deixo como sugestão o vídeo abaixo:



Bons estudos e boa sorte!



Comentários