PESQUISA CIENTIFICA - Parte I





PESQUISA CIENTIFICA

Breves Considerações


   Observa-se que como atributos o conhecimento cientifico é fatual e deve constituir um conhecimento contingente, pautado na experiência; deve ser sistemático, organizado logicamente e fundamentado mediante uma teoria; deve ser verificável, já que somente o que pode ser corroborado pertence ao âmbito da ciência. Entretanto, é de caráter falível, no que está suscetível às mudanças provenientes de novas proposições e técnicas capazes de reformular toda a teoria já existente (MARCONNI e LAKATOS, 2003,p. 80).
    O desenvolvimento de uma pesquisa científica caracteriza-se pela definição de duas principais abordagens metodológicas: qualitativa e quantitativa. Alguns autores, entretanto, legitimam a possibilidade da junção entre estas duas abordagens distintas, o que produz como resultado uma pesquisa mista.
    O processo de investigação científica busca explicar os fatos experimentados na natureza e na sociedade.  Deste modo, estes métodos se desenvolvem a partir de bases que permitem ao pesquisador decidir sobre o alcance de sua pesquisa, das regras que irá adotar para explicar dos fatos, bem como, a validade de suas abordagens.
   Assim, segundo Gil (2008, p. 9), tais métodos são: indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo, fenomenológico e dialético, no que cada um destes está vinculado a uma determinada corrente filosófica, que visa encontrar explicação para a realidade experimentada.
     Diante desta assertiva, o método indutivo relaciona-se ao empirismo; o dedutivo está relacionado à teoria racionalista; o hipotético-dedutivo à teoria neopositivista, o método fenomenológico, à fenomenologia e o dialético ao materialismo dialético dos fatos.
Para Gil: 
A adoção de um ou outro método depende de muitos fatores: da natureza do objeto que se pretende pesquisar, dos recursos materiais disponíveis, do nível de abrangência do estudo e sobretudo da inspiração filosófica do pesquisador. (GIL, 2008, p. 9)
    
    Partindo deste pressuposto, o processo cientifico incorporado num trabalho acadêmico deve acompanhar um tema que possibilite sua delimitação, estruturação e desenvolvimento dentro de um dado objeto de estudo, comprovado a partir de suas bases investigativas. A escolha da metodologia deve constar como fundamentação do projeto científico e deve estar alinhada à área de atuação do discente.
  Marconni e Lakatos (2003, p. 26), define pesquisa como sendo “o processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos”. Segundo esta definição, a pesquisa social pode ser entendida como o processo de obtenção de maiores conhecimentos da realidade social, através do uso da metodologia científica e podem ser utilizados nas mais diversas ciências sociais.
     A pesquisa aplicada, por sua vez, tem como maior característica o interesse que nutre na aplicação, no uso e nas consequências práticas do conhecimento. Seu foco está voltado para a aplicação imediata de uma realidade circunstancial.
    Segundo Marconni e Lakatos (2003, p. 27), “De modo geral é este o tipo de pesquisa a que mais se dedicam os psicólogos, sociólogos, economistas, assistentes sociais e outros pesquisadores sociais”. Já os métodos de procedimento, configuram as etapas mais concretas da pesquisa científica. São geralmente utilizados em conjunto, e estão restritos ao campo das ciências sociais.
Constituem-se por: 
· Método Histórico, que busca investigar os acontecimentos, instituições e processos passados com o intuito de compreender a sociedade atual;
 · Método Comparativo, que através de comparações, verifica as semelhanças para explicar divergências;
· Método Monográfico, que consiste no estudo de um tema, observando-se todos os fatores nele envolvidos e analisando-o em todos os seus possíveis aspectos;
· Método Estatístico, que visa comprovar as relações dos fenômenos entre si, com a finalidade de obter generalizações acerca de sua natureza, significado ou ocorrência;
· Método Tipológico, semelhante ao método comparativo e consiste em comparar complexos fenômenos sociais, para criar tipos ou modelos ideais, construídos mediante a análise de aspectos elementares do fenômeno;
· Método Funcionalista, que estuda a sociedade do ponto de vista da função de suas unidades;
· Método Estruturalista, que consiste na investigação de um fenômeno concreto, o qual em seguida é elevado ao nível do abstrato através de um modelo que representa o objeto de estudo para, posteriormente, retomar à realidade concreta, de forma mais estruturada e relacionada com a experiência do sujeito social;
· Métodos e Quadro de Referência, consiste em métodos utilizados em conjunto, com a finalidade de obter vários enfoques acerca de um objeto de estudo.

     Posteriormente, serão abordados os aspectos concernentes à Pesquisa e sua devida contextualização. A compreensão destes conteúdos, permitirão que você consiga estruturar sua metodologia de pesquisa de forma coerente e focalizada.



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