TÉCNICAS DE PESQUISA
Define-se
como técnica, o conjunto de normas ou processos adotados em uma arte ou
ciência, que se utilizam das inúmeras técnicas em busca da materialização de
suas intenções (LAKATOS e MARCONI, 2011); (GIL, 2008).
Num
estudo cientifico, a coleta de dados é essencial para a aplicação da técnica
cientifica. Entretanto, é importante determinar em seu projeto as fontes de
onde estes dados se originam, as quais podem ser:
1. Fontes
Primárias – constituídas por dados bibliográficos, históricos e estatísticos;
pesquisas e material cartográfico; informações, arquivos oficiais e
particulares, documentos pessoais; registros, correspondências, dentre outros.
2. Fontes
Secundárias – consiste em obras literárias e da imprensa em geral. Referem-se
às pesquisas de campo ou laboratório e aos contatos diretos.
Deste
modo, a obtenção de dados pode se originar a partir de três procedimentos distintos: a pesquisa
documental, a pesquisa bibliográfica e mediante contatos diretos.
Na
construção do seu projeto de pesquisa, estas técnicas poderão ser definidas
enquanto:
• Pesquisa
Documental - Constituindo o que se denomina de fontes primárias. fonte de
coleta de dados que pode estar condicionada a documentos, sejam eles escritos
ou não. ou de fontes secundárias. (LAKATOS e MARCONI, 2011). Segundo Gil (2008,
p. 50): “Constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em
quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho desta natureza, há
pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas”.
• Pesquisa
Bibliográfica – Assemelha-se à pesquisa bibliográfica diferenciando-se pela
natureza das fontes. Refere-se a toda bibliografia já publicada, seja em meios
escritos ou áudio visuais, que viabilizem ao pesquisador o contato direto com
uma determinada temática.
• Pesquisa
Experimental - Consiste no processo de determinação do objeto de estudo,
“selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas
de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto” (GIL,
2008, p. 52).
• Estudo de
Caso – Constitui o estudo aprofundado de um determinado objeto, de modo
conhecê-lo detalhadamente em todos os seus possíveis aspectos.
• Pesquisa de
Campo – consiste na técnica de observação de fatos e fenômenos tal como
ocorrem espontaneamente, com a
finalidade de coletar conhecimentos ou informações de uma determinada realidade
ou problemática para posterior análise. Caracterizam-se pelo interrogatório
direto dos indivíduos estudados.
Assim, segundo Gil (2008, p. 55):
“Basicamente, procede-se à solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para em seguida, mediante análise quantitativa, obter as conclusões correspondentes dos dados coletados”.
Cada pesquisa
social tem um objetivo específico e pode se distinguir em três níveis de
pesquisa:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPa4QcQN7zxPrz2nTWM8vxNsuGRzsQr7cLQe1tHLw43jdba7pvRts8r1VvNLY1CGAE9BBUyhVEKBK-d_NfHr5tbsw3iyBOJjmgULTdgbQEaxK4gHtRojLZ1O1v9XsZ0UHZCQ0SIZMgg_Y6/s320/bulb-152383_1280.png)
• Pesquisa
Descritiva – São aquelas que se destacam por estudar as características de um
grupo. De outro modo, consiste em descrever as características principais de
dada população ou fenômeno ou, ainda, estabelecer relações entre variáveis.
Uma pesquisa é cheia de conceitos que precisam
ser observados e respeitados para que você possa realizar um trabalho
científico que não será todo riscado pelo seu orientador e te deixar em pane.
Esses conceitos podem parecer assustadores à primeira vista, mas são muito
fáceis de compreender se você observá-los do ponto de vista de sua pesquisa.
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