Este esquema se destina a você, graduando de Direito, e tem por objetivo te auxiliar no processo de escrita do seu pré-projeto ou projeto de pesquisa científica que, através de dicas simples e bem orientadas que vão te ajudar bastante.
Bons estudos!
1 - Organize um sumário contendo: Tema, Problema, Objetivo, Justificativa, Metodologia e Hipóteses
O Sumário funciona como um esqueleto do TCC e influencia diretamente o caminho que você se determinou a seguir durante a escrita de sua pesquisa. Um sumário bem ordenado reflete um trabalho organizado e de qualidade.
Veja e siga o esquema abaixo:
TEMA: Deve ser abordado dentro de uma determinada área do conhecimento, contendo sua respectiva delimitação;
PROBLEMA: Questão proposta a ser respondida pela pesquisa;
OBJETIVOS: Estão subdivididos em Objetivos geral (que trata da finalidade geral dos referidos estudos) e específicos (o que se pretende alcançar em cada subtopico especificado).
JUSTIFICATIVA: Evidenciar a relevância e a pertinência da sua pesquisa.
MÉTODO DE PESQUISA (OU MÉTODO DE ABORDAGEM): a) Método Dedutivo: parte da generalização, até uma determinada aplicação/conclusão; b) Método Indutivo: ao contrário, parte do específico a uma aplicação/conclusão geral; c) Método Hipotético; Dedutivo: inferências dedutivas de um dado conhecimento; d) Método Dialético: parte da ação recíproca e das contradições dialéticas e fenomenológicas inerentes a natureza e à sociedade.
MÉTODOS DE PROCEDIMENTO APLICADOS ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS: a) Método Histórico: estudar o passado para entender o presente; b) Método Comparativo: determinar aspectos de semelhança e explicar divergências; c) Método Monográfico: estudo de indivíduos, profissões, instituições, grupos ou comunidades, a fim de se obter generalizações; d) Método Estatístico: redução dos fenômenos analisados a dados quantitativos de manipulação estatística, visando a relacioná-los entre si e para se obter generalizações de sua natureza, significado e ocorrência; e) Método Tipológico: compara um modelo ou tipo ideal que não existe em realidade tal qual se observam os casos concretos já existentes; f) Método Funcionalista: analisa o papel da sociedade, partindo das partes para o todo, visando compreender seu funcionamento; e g) Estruturalista: elaboração de um modelo para analisar a realidade, caminhando do concreto ao abstrato para, então, partir do abstrato ao concreto.
MÉTODOS DE PROCEDIMENTO APLICADOS ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS: a) Método Histórico: estudar o passado para entender o presente; b) Método Comparativo: determinar aspectos de semelhança e explicar divergências; c) Método Monográfico: estudo de indivíduos, profissões, instituições, grupos ou comunidades, a fim de se obter generalizações; d) Método Estatístico: redução dos fenômenos analisados a dados quantitativos de manipulação estatística, visando a relacioná-los entre si e para se obter generalizações de sua natureza, significado e ocorrência; e) Método Tipológico: compara um modelo ou tipo ideal que não existe em realidade tal qual se observam os casos concretos já existentes; f) Método Funcionalista: analisa o papel da sociedade, partindo das partes para o todo, visando compreender seu funcionamento; e g) Estruturalista: elaboração de um modelo para analisar a realidade, caminhando do concreto ao abstrato para, então, partir do abstrato ao concreto.
TIPOS/TÉCNICAS DE PESQUISA: a) Quanto à Abordagem: Pode ser qualitativa ou quantitativa; b) Quanto à Natureza: Pode ser básica ou aplicada; c) Quanto aos Procedimentos: podendo ser experimental, bibliográfica (relativos a legislação, doutrina ou jurisprudência), documental, de campo, expost-facto, de levantamento, com survey, estudo de caso, participante, pesquisa-ação, etnográfica e etnometodológica; d) Quanto aos Objetivos: Pode ser definida como exploratória, descritiva e explicativa.
HIPÓTESE (S): Configura a ou as respostas prováveis ao seu problema de pesquisa.
2 – Ordene e respeite as etapas de pesquisa
A metodologia de pesquisa vai te ajudar nesse processo. Seu tempo é curto e a melhor coisa a fazer é se organizar. Você não quer se desgastar lendo material obsoleto ou proveniente de fontes não confiáveis. Portanto, determine suas plataformas de pesquisa - eu sugiro o Google Acadêmico e a Scielo Library. Pesquisas com mais de dez anos de escritas são consideradas ultrapassadas, logo, delimite e ajuste o período da sua pesquisa no buscador web.
Artigos são melhores que os livros neste contexto, uma vez que são mais dinâmicos, atualizados e, por serem mais específicos, também permitem uma maior proximidade com sua temática. Se for escolher outros trabalhos de conclusão de curso, escolha sempre um nível mais elevado que a titulação pleiteada como base de referências e citações. Nesse caso, dissertações e teses.
Artigos são melhores que os livros neste contexto, uma vez que são mais dinâmicos, atualizados e, por serem mais específicos, também permitem uma maior proximidade com sua temática. Se for escolher outros trabalhos de conclusão de curso, escolha sempre um nível mais elevado que a titulação pleiteada como base de referências e citações. Nesse caso, dissertações e teses.
Como as leis estão sempre sendo ajustadas, sugiro que você não insira em sua pesquisa artigos com mais de cinco anos de publicação, especialmente em casos de revisão bibliográfica de leis e análise de jurisprudência.
3 - Siga e revise a ABNT
A boa aplicação ou não das regras impactam – e muito – em sua nota. Se você não se sentir seguro, terceirize o serviço, mas não deixe de conferir o trabalho feito, que deve estar de acordo com as normas e suas devidas atualizações. Outra observação pertinente é que você precisa adequar a ABNT às regras aplicáveis aos trabalhos acadêmicos de sua Instituição de Ensino. Em caso de dúvidas, consulte seu orientador.
4 - Conheça o regulamento do TCC de Direito da sua Instituição
É no Manual do Estilo Acadêmico, disponível no Portal do Aluno das universidades, que você vai encontrar as regras específicas a serem aplicadas em seu projeto de pesquisa. Há necessidade em se confrontar as regras determinadas pela ABNT daquelas que constam no manual: escolha seguir o manual. Há determinadas questões que não são determinadas pela ABNT, como o número mínimo de páginas de uma monografia, o qual deverá ser informado pelo Manual Acadêmico. O mesmo se dá para o número mínimo de obras - referências bibliográficas - consultadas e para os critérios de avaliação do TCC, dentre outras especificidades.
5 – Use as notas de rodapé como aliado
As notas de rodapé funcionam como referência, visando explicar pontos específicos da pesquisa que, embora caibam ressalva, não fazem parte da temática principal defendida na pesquisa. Desta forma, as notas permitem a abordagem e conceituação sem fazer com que o leitor perca a fluidez do texto e são muito utilizadas nos artigos de Direito.
6 –NÃO CITE quem você NÃO REFERENCIOU
Seja inteligente, não pegue atalhos: eles reprovam alunos. Siga as etapas de pesquisa e torne seu projeto de pesquisa um trabalho fácil e fluido. Se você não fez a pesquisa em um livro ou artigo, não copie e cole um texto sem fazer uma citação direta ou indireta. É necessário citar os autores pesquisados no corpo do texto e ao final, nas referências. Do mesmo modo, se você não leu a obra ou artigo, não os cite. Você será avaliado acerca de todos os autores citados ao longo do texto e nas referências, e, caso venha a apresentar seu trabalho para a banca, saiba que é de praxe inquerir o aluno sobre cada autor citado e você precisará saber falar a razão pelo qual ele foi selecionado para compor sua pesquisa.
7 - Trabalho sem fonte não é pesquisa científica, e configura plágio
O embasamento teórico é necessário para fundamentar seu trabalho e afirmar suas ideias, apresentando argumentos de estudiosos que já refletiram sobre o mesmo problema de pesquisa que você. Sua pesquisa também é avaliada em cima dos autores e obras selecionadas para sua composição, mas você não pode copiar e colar um texto que leu sem informar devidamente (conforme as Normas ABNT), quem o escreveu, quando e onde. O plágio é acusado quando o seu TCC contém partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem os devidos créditos, os seja, as devidas referências bibliográficas. Portanto, você vai precisar citar as fontes de pesquisa durante toda a contextualização temática. A esta altura, você já percebeu que isso é muito importante!
8 – Fique atento na hora de imprimir ou enviar o seu TCC por email
É comum os alunos enviarem via e-mail seus trabalhos ao orientador e/ou aos avaliadores cujas configurações possuem versões diferentes do Word (ou outros editores de texto) e isto acaba com a configuração do TCC. O mesmo se dá durante a contratação do serviço de impressão e encadernação. Salve a versão final do seu TCC sempre em PDF, um formato que não sofrerá alteração de um dispositivo leitor para outro. Ainda assim, SEMPRE confira todo o processo, folha por folha.
Boa sorte!
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