Já pensou como seria bom se concentrar pra ler aquele livro chato, sem reclamar? Ou, como dobrar a produtividade no trabalho e ter mais foco e concentração pra escrever seu TCC, com apenas 10 minutos de prática por dia e sem sair da cadeira? Isso é perfeitamente possível, com o Mindfulness!
Mindfulness, ou atenção plena, em português, é uma técnica de meditação budista difundida no oriente há mais de 2.500 anos. Somente há cerca de 30 anos passou a ser utilizada como terapia para problemas relacionados à dor crônica e ao estresse. Hoje esse conceito ganha cada vez mais credibilidade, especialmente nas salas de aula, onde universidades já oferecem aos seus alunos oficinas de atenção plena. Parece evidente que, por mais bem capacitado que um indivíduo possa ser intelectualmente, sem foco, concentração e atenção a reprovação é eminente. Para enfrentar a pressão de um TCC não existe nada mais recomendado.
Se estendendo para além do ambiente acadêmico, é possível afirmar que o estado de não presença tem produzido indivíduos cada dia menos resistentes aos males físicos e mentais. Se observarmos, seguimos as rotinas diárias quase que em modo automático, especialmente nas atividades ligadas ao estudo e trabalho, que requerem um teor maior de foco e concentração. Estatisticamente, está cada vez mais difícil conseguir se concentrar em meio a todas as distrações e estímulos a que somos expostos diariamente, com o advento dos smartphones.
Essa técnica de meditação milenar pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer lugar. Seu objetivo é o de trazer o praticante para o momento presente, dando acesso a uma maior abertura e consciência de si mesmo. Mas, existe uma resistência muito grande em dar início a esse processo de introspecção. É muito comum ouvir as pessoas dizerem que não conseguem meditar, sem nunca nem mesmo ter tentado.
Até a ciência tem se rendido ao fato de que, diante dos desafios do mundo atual, o mindfulness surge como uma alternativa de ancoragem e autocontrole. Dentre todos os benefícios oferecidos por essa técnica, pode-se dizer que o maior deles é iniciar um profundo processo de auto-observação que conduzirá, inevitavelmente, ao aperfeiçoamento pessoal. Uma espécie de mola propulsora a nos querer impelir a buscar melhorias constantes para nossa vida e para vida das pessoas ao nosso redor. Tornamo-nos mais criativos, produtivos, bem-dispostos e muito mais felizes.
Comentários
Postar um comentário