Segundo Magalhães (2019), o
enquadramento do Método pode se dar através da:
a. ABORDAGEM: Quantitativa (Aplicação de questionário com perguntas fechadas
e Análise/tabulação de dados e/ou índices; Qualitativa (Bibliográfica,
Etnográfica, Netnográfica, Fotográfica, Observações diretas e indiretas,
Pesquisa de campo e Aplicação de questionário com perguntas abertas);
b. CAMPO DE PESQUISA: Lugar/ambiente e/ou sujeitos – “o quem” –
estudado;
c. INSTRUMENTOS: o que vai ser usado no desenvolvimento da pesquisa;
d. MÉTODOS DE ABORDAGEM: Pode ser indutivo, dedutivo, dialético,
hipotético-dedutivo;
e. MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS: Pode ser estatístico, funcionalista,
estruturalista, comparativo, fenomenológico, experimental. É a descrição do
passo-a-passo da pesquisa.
METODOLOGIA DE REVISÃO
SISTEMÁTICA
Um estudo
de Revisão de Literatura Sistemática, tem como objetivo resumir toda a
informação existente sobre um fenômeno de maneira imparcial e completa. Observa-Se
também que: “Os trabalhos de Revisão Sistemática, são considerados trabalhos
originais, pois, além de utilizar como fonte, dados a literatura sobre
determinado tema, são elaborados com rigor metodológico” (ROTHER, 2007, p. 2).
Para dar início
a um estudo de Revisão Sistemática, o aluno deverá ter em mente a temática que deseja
abordar. O segundo passo é a pesquisa em plataformas especializadas, ou seja, fontes
que te permitam ter acesso a periódicos, artigos e revistas acadêmicas. Essa
busca deve ser online e você deverá realiza-la, preferencialmente, na
plataforma de pesquisa específica da sua área.
De acordo com Gough et al. (2012) com o intuito de
conduzir uma RSL um grupo de acadêmicos com formação multidisciplinar deve
desenvolver um protocolo de revisão que servirá como principal diretriz para os
seguintes passos: operacionalização dos principais conceitos; identificação das
palavras-chave e caracteres de pesquisa (search strings); identificação de
critérios de inclusão; identificação de critérios de exclusão; operação de
pesquisa final; rastreio de referências com base em títulos e abstracts;
execução da síntese e posteriormente, com foco nos artigos mais relevantes,
condução da análise de contexto (CAIADO, RANGEL, et al., 2016, p. 4)
Por exemplo, para os profissionais de Fisioterapia, a plataforma
preferencial é a PEDro.
No caso dos profissionais de enfermagem, a BVS; para os Biomédicos, a
plataforma PubMed,
além de plataformas como a Lilacs e a Medline
que abrangem todas as áreas de saúde, como medicina, farmacêutica e ciências da
vida, contendo links para os mais diversos conteúdos, como revistas e livros
online. Para acessar o tutorial de como realizar uma pesquisa em cada uma
dessas plataformas, basta clicar (CAIADO, et
al., 2016).
Segundo Caiado, et. al.
(2016 apud KITCHENHAM et al. 2010), é possível verificar a eficiência de uma
revisão sistemática da literatura através de uma lista de perguntas:
- Os critérios de inclusão e exclusão são adequados?
- Quais foram os critérios de exclusão e inclusão e como você os aplicou?
- A pesquisa bibliográfica abordou os aspectos mais relevantes da pesquisa?
- Os revisores avaliaram a qualidade ou validade dos estudos incluídos?
- Quais são os objetivos que você pretende alcançar na sua revisão?
- Quais fontes foram pesquisadas para identificar os estudos primários?
- Você encontrou alguma restrição?
Observe que
essas plataformas tem um sistema de busca próprios, e antes de mais nada você precisará
aprender a como utilizá-los. Entretanto, em geral, os procedimentos de busca
são simples. A sua metodologia,
nada mais é do que a descrição metódica dos procedimentos adotados nesta busca.
Em alguns casos, esta descrição deverá vir em forma de tabelas ou gráficos, informando
os resultados dos artigos pesquisados.
Vamos a alguns
exemplos, conforme explicitado por Wittmann (2019):
Ex. Metodologia de Revisão Sistemática
As
bases eletrônicas de dados Medline, Lilacs e Scielo foram pesquisadas, com
busca restrita ao período de 1993-2004. As palavras-chave utilizadas foram elderly, amputation, lower limb, rehabilitationn, prosthetic. A busca
restringiu-se a artigos publicados em inglês e português, cujas pesquisas
fossem realizadas com humanos de faixa etária acima de 60 anos de idade. A
seleção dos artigos foi realizada por meio dos seguintes critérios: 1- população:
idoso amputados de membros inferiores; 2- etiologia da amputação:
vasculopatia periférica, uma vez que a maioria das amputações na população
geriátrica ocorre devido às mesmas; 3- tipo de amputação: unilateral ou
bilateral; 4 – nível da amputação: transtibial, transfemural ou
desarticulação do quadril; 5- desfecho investigado: ênfase no processo
de reabilitação. Foram encontrados 58 artigos científicos, sendo incluídos 35
pela concordância com os critérios definidos, dentre eles ensaios clínicos
experimentais ou quase-experimentais, estudos transversais e relato de casos.
Moraes, Júnea M. G.; Pereira, D S.; Gomes G. C.; PEREIRA,
L. S. M. Fatores que interferem na reabilitação protética de idosos amputados
de membros inferiores. Fisioterapia
Brasil, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, jan./fev. 2006
METODOLOGIA DE REVISÃO NÃO
SISTEMÁTICA
Artigos de revisão não sistemática de
literatura, também denominados como revisão narrativa, não possuem a seção de
método\ metodologia, uma vez que não configuram uma pesquisa empírica.
Esses artigos não utilizam critérios sistemáticos
e explícitos no processo de busca e análise crítica da literatura pesquisada, não
havendo necessidade em se esgotar as fontes de dados disponíveis. De modo
análogo, não adota estratégias de busca cansativa e muito menos sofisticadas,
uma vez que a seleção dos estudos e a interpretação das informações está
sujeita a subjetividade com que o autor trata as informações coletadas. Entretanto,
é adequada para a fundamentação teórica de determinados trabalhos científicos.
Essa categoria de
artigos têm um papel fundamental para a educação continuada pois, permitem ao
leitor adquirir e atualizar o conhecimento sobre uma temática específica em
curto espaço de tempo; porém não possuem metodologia que permitam a reprodução
dos dados e nem fornecem respostas quantitativas para questões específicas. São
considerados artigos de revisão narrativas e são qualitativos (ROTHER, 2007, p.1).
Estes são artigos nos quais um dado
assunto é abordado por autores e pesquisadores destacados e com densa produção
científica relacionada ao tema pesquisado, com o intuito de apresentar uma
revisão crítica global do material já publicado. Em oposição ao processo não
sistemático, a revisão sistemática é feita através de uma investigação menos
formal e meticulosa.
A tabela abaixo demonstra de maneira explícita, a diferença entre
os referidos métodos (ROTHER, 2007, p.1).
![]() |
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002007000200001&lng=en&nrm=iso |
REFERÊNCIAS
BRAGA,
F. et al. Estruturação de artigo científico. Brasília: CNEN, 2017.
Disponivel em: <http://www.cnen.gov.br/images/CIN/Cursos/Curso_CIN_Estruturacao_Artigo_Cientifico_Maio2017.pdf>.
Acesso em: 24 Fevereiro 2019.
CAIADO, R. et al. Metodologia de revisão Sistemática da
literatura com aplicação do Método de Apoio Multicritério à decisão Smarter.
XII Congresso Nacional de Excelência em
Gestão, Rio de Janeiro, set 2016. Disponivel em:
<http://www.inovarse.org/sites/default/files/T16_002.pdf>. Acesso em: 24
fev 2019.
MAGALHÃES, M. TCC: Manual do graduando. 1. ed. [S.l.]:
NEA, 2019.
ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta paul. enferm. São
Paulo, v. 20, n. 2, p. v-vi, junho de 2007. Disponível em<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002007000200001&lng=en&nrm=iso>. acesso
em 24 de fevereiro de 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0103
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